Modelo de TCC: Aprenda a escrever o Capítulo de Introdução

Há um certo tempo tenho notado que as pessoas no final dos cursos de graduação têm uma certa dificuldade em escrever o Trabalho Final, e tudo o que desejam é pelo menos um Modelo de TCC para seguir.

Assim como aconteceu comigo, chega a hora de escrever o Trabalho mais importante do curso e não sabem o quais são os capítulos obrigatórios, o que escrever na justificativa e objetivos, o que é epígrafe, como fazer a dedicatória e também sofrem com o uso da primeira pessoa.

O que acontece é que as faculdades dizem que o TCC é obrigatório, mas não orientam os alunos sobre como ele deve ser feito. E o orientador, que deveria nos orientar de fato, muitas vezes só confundem mais as nossas cabeças. O bom é que o desenvolvimento do TCC segue uma estrutura padrão, quase universal. Por exemplo, o capítulo Introdução é praticamente um resumo de todo o TCC, e apresenta uma estrutura bem definida, contendo a Justificativa e os Objetivos do Trabalho.

Nos próximos parágrafos vou mostrar a você quais são os capítulos obrigatórios do TCC. E mais, vamos entrar a fundo no Capítulo de Introdução e descobrir o que deve ser escrito nele, incluindo os sub-itens Justificativa e Objetivos.

Capítulos obrigatórios do TCC

Todos os anos chega a hora de começar o TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso ou Tese de Conclusão de Curso. Seja nos cursos técnicos, graduação e alguns tipos de pós-graduação, é um momento que causa um certo pânico nas pessoas. Percebo que muitas têm dificuldade em saber quais são e o que escrever nos capítulos obrigatórios do TCC.

Isso ocorre pois muitas faculdades nos obrigam a escrever o TCC sem nos orientar de fato. Apenas dizem a data final de entrega, sem explicar quais as regras, normas, estrutura desejada e resultados esperados. E quanto ao orientador, muitas vezes ele nos confunde mais ainda.

Outro problema é a falta de planejamento. As pessoas já querem sair escrevendo o conteúdo do TCC, sem saber direito quais argumentos devem compor cada capítulo. Mas tem uma técnica de planejamento que ajuda muito na escrita da tese, a qual vamos ver mais a frente neste artigo.

Mas agora vamos conferir quais são os capítulos que podem ser empregados em qualquer TCC na maioria das Universidades. Mais a frente, vou te mostrar algumas dicas sobre o que escrever.

  • Elementos pré-textuais
    • Dedicatória
    • Agradecimentos
    • Epígrafe
  • Introdução
    • Apresentação do problema
    • Revisão da literatura
    • Justificativa
    • Objetivos
    • Metodologia
    • Descrição dos capítulos
  • Referencial Teórico ou Revisão Bibliográfica
  • Metodologia
  • Análise de Resultados
  • Conclusão

Esta é a estrutura de capítulos utilizada em todos os TCC e Monografias utilizados na maioria das faculdades. Para deixar o trabalho com a sua cara e homenagear as pessoas que você gosta, não deixe de escrever os itens Agradecimentos, Dedicatórias e Epígrafe (seguindo as Normas ABNT) com as dicas do próximo tópico.

 

Dedicatória, agradecimentos e epígrafe para TCC

Os elementos pré-textuais são opcionais, mas acredito que são essenciais para dar um ar de personalidade e também homenagear as pessoas que você gosta. Porém, os itens Dedicatória, Agradecimentos e Epígrafe confundem muitas pessoas e elas ficam com dúvidas sobre o que escrever nestes itens.

A verdade é que são itens bem pessoais. Só você sabe o que passou para chegar até aqui no seu curso, e este é um espaço para você abrir o coração com dedicatórias e agradecimentos. Geralmente é mais fácil escrevê-los no final, quando a monografia estiver quase pronta. As dicas abaixo poderão dar uma luz para você escrever, mas lembre-se de ser breve e direto.

Dedicatória

Como o nome diz, nessa parte você dedica o trabalho à alguma pessoa que gosta e tem admiração. Pode ser aos pais, marido, namorada, irmão, etc.

Exemplo:

À meu namorado, com amor, admiração e gratidão por sua compreensão, carinho, presença e incansável apoio ao longo do período de elaboração deste trabalho

Agradecimentos

Nos agradecimentos, você deve agradecer as pessoas que ajudaram na elaboração do trabalho. Neste caso, pode-se citar Deus, o Professor Orientador, os colegas de classe, a família mais uma vez. Escreva de maneira breve.

Exemplo:

Ao Dr. Francisco, que nos anos de convivência, muito me ensinou, contribuindo para meu crescimento científico e intelectual.

Ao Prof. Dr. José, pela atenção e apoio durante o processo de definição e orientação.

À Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, pela oportunidade de realização do curso de graduação.

Ao Instituto Agronômico de Campinas, por colocar à disposição a área experimental e o laboratório

Epígrafe

Também opcional, a epígrafe é a parte na qual você coloca uma citação com o nome do autor. Esta citação pode ou não estar relacionada com o trabalho de conclusão. Geralmente há frases motivadoras de uma personalidade que você gosta e que resumem toda a sua luta e trajetória de vida até aqui.

Exemplo:

Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos.  Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.
Michael Jordan

O próximo item é a Introdução, que contém a Justificativa e Objetivos. No tópico abaixo, vou mostrar algumas dicas infalíveis para escrever esta etapa do trabalho de conclusão de curso.

Como fazer o capítulo de Introdução do TCC

Agora chegou o momento em que o TCC começa de fato, a Introdução, que tem alguns itens que dão uma certa dor de cabeça para muitas pessoas, como a Justificativa e os Objetivos, de modo que ficam com dúvidas sobre o que escrever nestes subcapítulos da Introdução.

Subcapítulos da Introdução do TCC:

Itens do capítulo de introdução do TCC

Introdução do TCC

A Introdução é na verdade um resumo do trabalho de conclusão, e dá a oportunidade de o leitor verificar neste capítulo tudo o que ele encontrará na monografia. Sendo um resumo de tudo, é mais fácil escrevê-la por último, apesar de ser o primeiro capítulo do trabalho.

Outro ponto que eu gostaria de salientar é o fato de que o capítulo da introdução é muito parecido com o Projeto de TCC. Se você já escreveu o projeto de TCC antes, como indico, fazer a introdução será uma tarefa muito mais simples. Na verdade, escrever o TCC inteiro será muito mais fácil após você elaborar o Projeto de TCC, que é nada mais que o planejamento do conteúdo. Não deixe de fazê-lo!

Mas então vamos ver o conteúdo de cada item deste capítulo:

Apresentação do Problema

Este item será a primeira coisa que o leitor lerá no seu trabalho. É a hora de tentar convencê-lo de que o trabalho vale a pena.

Você apresentará o problema de forma explícita e natural, explicando claramente a situação. Se possível, citar também o ambiente no qual a pesquisa é desenvolvida, destacando o estado atual e a importância para a área de estudo

Revisão da Literatura

Neste subcapítulo, você apresentará os principais autores e por que eles influenciaram esta pesquisa. Vale destacar a importância dessas obras na área de estudo.

Você vai apenas citar os principais autores, teorias fundamentais e publicações que foram utilizadas no trabalho, sem detalhar. O detalhamento será abordado no capítulo de Revisão Bibliográfica. Repetindo, este subcapítulo fica muito mais fácil de escrever se deixado por último.

Justificativa

Se você já fez o Projeto de TCC, este item estará praticamente pronto. A justificativa indica qual a razão de seu Trabalho, qual a importância para a sociedade ou comunidade científica.

Objetivos

O objetivo se relaciona diretamente com o problema que você está resolvendo. Ele direciona o foco da pesquisa. Pode ser dividido em objetivo geral e objetivos específicos. Se já escreveu os objetivos no projeto de TCC, também será uma tarefa fácil.

Os objetivos serão atingidos ou não durante a elaboração do trabalho, e você vai confirmar isto no capítulo de Conclusão. Desta maneira, quanto mais claro o objetivo e com foco bem definido, mais fácil será justificá-lo na conclusão.

Metodologia

A metodologia na introdução dará um breve resumo da metodologia adotada por você na resolução do problema. Qual é a estratégia, quais os recursos necessários, qual o método, quais as fontes de pesquisas, vai ter entrevistas, etc.

Descrição dos capítulos

Nesta parte você escreverá qual o conteúdo que haverá em cada capítulo. Ao fazer a introdução no final, esta tarefa se torna um pouco mais tranquila, já que você já terá tudo pronto e sabe exatamente o conteúdo de cada capítulo.

Agora que sabemos como fazer e o que escrever na introdução do TCC, devemos nos atentar a um fato técnico que muitos professores pegam no pé: o uso da primeira pessoa.

Verbos: Primeira pessoa ou Terceira pessoa ?

Muitas vezes nos esforçamos muito para pesquisar e preencher o trabalho com o maior cuidado. Só que chega na revisão e os professores nem ligam para o conteúdo, e só para a formatação do TCC e o uso da linguagem. Assim, muitas pessoas sofrem e ficam com dúvidas sobre o uso da terceira ou primeira pessoa nos verbos.

Como ninguém nos diz ao certo qual a formatação correta do TCC, só descobrimos na hora que o orientador está corrigindo e dá aquela dura.

O fato é que na escrita científica devemos usar sempre a terceira pessoa, e nunca a primeira pessoa (eu / nós). Porém, estamos muito acostumados no dia a dia com a primeira pessoa e as vezes temos algumas dificuldades na hora da escrita da monografia.

Uma maneira que eu utilizo para atender a Norma é sempre trocar o verbo na primeira pessoa pelo verbo na terceira pessoa mais o final “-se”. Veja alguns exemplos e dicas para trocar as sentenças da primeira para a terceira pessoa.

Primeira pessoa: constatamos que…

Terceira pessoa: Constatou-se que…


Primeira pessoa: Conforme vimos no item anterior…

Terceira pessoa: Conforme foi visto no item anterior…


Primeira pessoa: Vemos que…

Terceira pessoa: Vê-se que ou Observa-se que…


Primeira pessoa: Concluo ou Concluímos que…

Terceira pessoa: Conclui-se que…


Primeira pessoa: Tenho o objetivo neste trabalho de…

Terceira pessoa: Este trabalho tem como objetivo…

Como vimos, a monografia tem um formato universal bem definido. Seguindo uma metodologia, você vai preenchendo cada bloquinho do modelo de TCC e no fim percebe que o trabalho inteiro está pronto.

Espero que tenha ajudado você a entender quais são os capítulos obrigatórios e também o que escrever nos itens da introdução. Por favor, não hesite em deixar um comentário para que eu possa ler sua dúvida e trazer mais conteúdo de qualidade.

20 Comentários
  1. 22/12/2016
  2. 27/03/2017
  3. 23/10/2017
    • 25/10/2017
      • 30/10/2017
  4. 12/11/2017
    • 13/11/2017
      • 20/11/2017
  5. 13/12/2017
  6. 22/02/2019
  7. 17/03/2019
    • 17/03/2019
  8. 28/03/2019
  9. 24/04/2019
  10. 15/05/2019
  11. 09/07/2019
  12. 19/08/2019
  13. 22/10/2019
  14. 16/08/2020

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *