Como fazer um TCC: Primeiros Passos

Há algum tempo, estava cursando o último ano da faculdade, quando tive que fazer o TCC. Tinha um ano inteiro para escrever o trabalho, e achei que esta tarefa seria bem tranquila. Ledo engano, eu não tinha noção de como fazer um TCC, e como podem esperar, escrevi quase tudo nos últimos dias, virando noites acordado, passando nervoso, e a qualidade ficou aquém do esperado.

E agora quando fui fazer o TCC do meu curso de especialização, percebi que a maioria das pessoas também sofre com o problema de escrever o TCC. Geralmente elas não têm tempo, não tem nem noção de qual tema ou problema escolher, e por fim não sabem nem por onde começar. Pior, alguns acabam caindo no terrível erro de comprar um TCC pronto.

Isto porque as faculdades nos obrigam a fazer o TCC mas não deixam claro qual o resultado esperado, quais as regras e normas, qual a estrutura do trabalho… não dizem nada, somente ficam nos martelando a data final da entrega e defesa do TCC.

Além disso, nós que já temos um tempo apertado, temos mais esta preocupação. Temos que trabalhar, estudar para as outras matérias, cuidar da família, se encontrar com os amigos, fazer exercícios… que tempo sobra para escrever?

No fim, acabamos deixando para última hora, ficando sob pressão, estressados, passando horas sem dormir, enfim, com uma grande dor de cabeça.

Nos próximos parágrafos, vou te mostrar algumas verdades sobre como fazer um TCC para que você possa planejar, escolher o tema e escrever o trabalho sem passar nervoso, de maneira fluida, rápida e com qualidade de nota 10.

É difícil fazer o TCC ?

Escrever o seu TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso, pode ser simples ou complicado, dependendo da forma que você abordar o problema. Digo isto porque, realmente o TCC é um trabalho extenso e completo. Afinal, é o trabalho de conclusão de toda a graduação, e muitas vezes é multidisciplinar. Então para saber se é difícil fazer o TCC, observamos duas situações:

Muitas pessoas começam a trabalhar em seus TCCs sem seguir uma metodologia, e então ele vira uma tremenda dor de cabeça gerando pressão e stress conforme o prazo se aproxima.

Entretanto, para outras pessoas, o TCC parece fluir, e elas conseguem entregá-lo bem antes do prazo, sem se matar, sem passar as noites em claro, aplicando poucas horas do dia para esta tarefa.

Isto por que elas seguem um método! E você vai aprender, pois já deu o primeiro passo, que é pesquisar sobre o assunto.

“Siga um método e escreva seu TCC em um curto prazo sem dores de cabeça”.

A lógica é a seguinte: seguindo uma sequência de atividades, um método passo a passo, qualquer estudante pode fazer o TCC rapidamente e sem dor, e tirar nota máxima.

Primeiramente, todos os TCCs nota alta têm uma estrutura padrão. É isto mesmo, o “esqueleto” é igual para todos os TCCs. Está percebendo? É muito mais fácil escrever seu trabalho de conclusão sabendo a estrutura em cada capítulo.

E melhor, dentro de cada capítulo, geralmente as estruturas dos parágrafos também é muito parecida, e ainda, dentro de cada parágrafo, as frases também seguem uma estrutura em comum.

Mas antes de se preocupar com a estrutura, há alguns passos importantes antes de se começar o texto, que são os passos iniciais do TCC:

 

Por onde começar ?

“Não sei nem por onde começar. ” Esta é uma das frases que eu mais ouço das pessoas que estão prestes a fazer o TCC. E não julgo elas por isso, pois nós não temos só o TCC para fazer… temos que fazer os trabalhos da faculdade, estudar para as provas, trabalhar, cuidar dos assuntos familiares, e, é claro, se divertir nos momentos livres, já que ninguém é de ferro.

E as faculdades só dizem: “Você tem que entregar o TCC até dia tal”, sem explicar o que é, como deve ser feito, quais os resultados esperados, quais as regras, etc. De forma que ficamos perdidos.

Não dizem qual a estrutura e capítulos obrigatórios e se existe um template de TCC;  não dizem como deve ser feita a escolha do tema, do problema, do professor orientador… simplesmente, nada, além da data de entrega.

Com isso as pessoas ficam sem saber mesmo por onde começar. Escolher o tema, o professor ou o problema primeiro? Quais os possíveis assuntos para TCC? O que é o projeto de TCC? Devo fazer em grupo ou sozinho? Tem que apresentar? Qual a formatação do TCC? Qual a diferença entre TCC e Monografia?

Um ótimo ponta pé inicial é o “Projeto de TCC”, que é inclusive obrigatório em algumas universidades para que o orientador aprove ou não o TCC antes de você começar a escrevê-lo. O projeto de TCC é uma prévia do que será constituído o seu Trabalho de conclusão. É como se fosse o escopo de um projeto, e ajuda muito para você dar o ponta pé inicial antes de começar a escrever a sua monografia.

por onde começar a monografia: Projeto de TCC

Primeiros passos por onde começar o TCC

O Projeto de TCC é composto por alguns itens que irão nortear toda a sua tese de conclusão. Para exemplificar, vamos adotar o caso do Carlos:

Vamos supor que o TCC seja realizado pelo Carlos, que estuda Engenharia de Produção e seu pai tem uma microempresa fabricante de móveis. Carlos estudou que uma correta gestão do desenvolvimento de produtos garante a competitividade da empresa no mercado, e quer ajudar seu pai fazendo o TCC nesta área. Porém, a maioria das metodologias são aplicadas para grandes empresas, e muitas atividades não se aplicam às microempresas, que tem características e recursos bem diferentes das multinacionais

Tema: O tema é o assunto geral que será abordado na pesquisa e tem um caráter amplo. É importante que haja uma afinidade entre você e o tema, de modo que as coisas fluam mais facilmente. Nos próximos tópicos vamos aprender algumas dicas infalíveis para escolher um tema de TCC.

No caso do exemplo: Gestão do Desenvolvimento de Produtos

Título: é o título do projeto. Geralmente é mais fácil definir o título por último, após ter definido os demais itens.

Adaptação dos métodos tradicionais de gestão de desenvolvimento de produtos para Pequenas e Microempresas do setor moveleiro

Problema: O problema define o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa. Agora não é uma área geral como na escolha do tema, e sim um assunto específico dentro da área do tema que você vai trabalhar.

Como aplicar as metodologias de gestão de desenvolvimento de produtos em uma microempresa?

Justificativa: como o nome diz, indica qual a razão de seu trabalho de conclusão. Como ele vai agregar à sociedade de maneira geral ou específica, qual a contribuição para a comunidade científica.

Este trabalho vai ajudar as microempresas a obterem mais competitividade no mercado a partir da implementação e adaptação das metodologias de gestão de desenvolvimento de produtos.

Objetivos: o objetivo se relaciona diretamente com o problema. Ele direciona o foco da pesquisa. Pode ser dividido em objetivo geral e objetivos específicos, que vão confirmar as hipóteses e concretizar o objetivo geral.

Objetivo geral: aumentar a competitividade das microempresas no mercado

Objetivo específicos:

-Identificar as metodologias de gestão de desenvolvimento de produtos

-Verificar quais são as particularidades das microempresas e comparar com as características das grandes corporações

-Adaptar as metodologias de gestão de desenvolvimento de produtos para as microempresas

-Aumentar o número de lançamento de novos produtos na empresa de móveis

Hipóteses: as hipóteses são as possíveis respostas do Problema que você formulou anteriormente. O que você vai tentar demonstrar no seu Trabalho de Conclusão são estas hipóteses. Note que ao final do trabalho as hipóteses podem ser confirmadas ou então refutadas. Elas têm formato afirmativo, e não formato interrogativo.

-as microempresas tem particularidades diferentes das grandes corporações e necessitam de uma abordagem adaptada para se utilizar as metodologias de gestão.

-uma empresa com uma eficiente gestão de desenvolvimento de produtos tem capacidade de ser mais inovadora no mercado, lançando um maior número de produtos novos por ano

-quanto mais produtos novos a empresa lançar, mais competitiva ela será no mercado, e consequentemente, maior será o faturamento médio.

Metodologia: a metodologia é um ponto muito importante no TCC, e demonstra como você pretende desenvolver a monografia. Ela pode ser qualitativa ou quantitativa. Nesta última, há uma coleta e análise de dados.

– análise qualitativa da empresa identificando os pontos a serem melhorados com base nas metodologias de gestão de desenvolvimento de produtos

-a partir desta análise, haverá uma adaptação das metodologias das grandes corporações para a microempresa

-serão analisados os dados dos concorrentes com base na posição do mercado em função do número de lançamento de novos produtos anualmente

Após fazer o projeto de TCC, você terá dado um grande passo, com uma visão bem clara do que pretende escrever. Mas como vimos, o primeiro passo é determinar o Tema e o Problema, como você vê no item abaixo:

 

Definindo o Tema para o TCC

Muitas pessoas ficam travadas para escrever o TCC pois ficam com a eterna dúvida: Qual tema para o meu TCC? Acredito também que isso ocorre porque nós somos obrigados a escrever o TCC na faculdade e não nos dão nenhuma luz sobre como começar, quais as regras e os resultados esperados.

De fato, as pessoas ficam preocupadas em escolher o tema para o TCC, mas muitos confundem o Tema com o Problema. Como vimos no tópico acima, o tema é bem geral, e o problema, este sim, é bem específico e vai ser a base da sua monografia.

O tema também é tem uma relação muito íntima com o orientador do TCC, pois a maioria dos professores tem especialidade em uma área e costumam orientar os alunos nestes assuntos específicos. Assim, muitas pessoas ficam em dúvida se primeiro definem o tema ou o orientador.

Se você tem muita afinidade com um professor, provavelmente vai se interessar pelos mesmos temas que ele trabalha. Neste caso, uma boa opção é conversar com o orientador informando que deseja fazer o TCC com ele, e então pedir sugestões dos possíveis temas. Com a lista em mãos, escolha o que você mais se identifica.

Quando não se tem em mente um orientador específico, é mais conveniente escolher o tema primeiro. Aqui vão algumas considerações para a escolha do tema:

Quanto mais específico, melhor.

Ao delimitar o tema, fica mais fácil de desenvolver um TCC. Será mais simples desenvolver o problema, as hipóteses, os objetivos, etc. Pense se você acha mais fácil falar sobre o tema Meio Ambiente (amplo) ou sobre o tema: Ideias de reciclagem nas residências (específico).

Afinidade.

Já ouviu aquela frase: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida” ou “Faça o que ama”? Apesar de parecer utópico as vezes, estas frases se relacionam com escolher o tema do TCC.

Se você escolher um tema que tem afinidade, as coisas vão fluir muito mais facilmente. Quando escrevi o TCC da graduação, fiz com um professor que eu gostava muito, entretanto, para mim, o tema era muito chato. E como você pode prever, a escrita não fluiu. Este erro não cometi ao escolher o tema do TCC de meu curso de Especialização.

E se o que você escolher for algo útil para você ou sua comunidade, tem mais chances de te motivar para escrever e desenvolver o tema. Como no exemplo acima, o nosso personagem fictício Carlos escolheu um tema de TCC que ajudaria a empresa de seu pai a atingir mais faturamento.

Bibliografia.

Este é um ponto muito importante. Se você escolher um tema no qual há uma vasta bibliografia, as chances de sucesso são muito maiores do que se escolher um tema com uma bibliografia escassa. A Revisão Bibliográfica é um capítulo obrigatório do TCC, onde você vai escrever um pouco da teoria que achar nos livros sobre o seu tema. Imagine o caos para escrever este capítulo se não conseguir encontrar fontes suficientes.

E a bibliografia será um grande aliado para delimitar o Problema a ser resolvido na monografia. Após a definição do tema, e um primeiro estudo da bibliografia, a formulação do problema é praticamente automática. Seguindo as dicas para determinar o tema do TCC, delimitar o problema será uma tarefa fácil, assim como determinar as hipóteses, objetivos, etc.

 

Quando as pessoas descobrem que devem planejar o Trabalho de Conclusão de Curso antes de sair escrevendo, e que podem seguir uma metodologia passo a passo para escrevê-lo, os resultados são incríveis: TCC de máxima qualidade, feito honestamente, sem passar nervoso nem gastar noites de sono e fins de semana com a família.

Espero que este conteúdo sobre como fazer um TCC tenha sido útil para você e que o tenha ajudado a decidir o tema e escrever o projeto de TCC. Deixe um comentário para que eu possa escrever mais conteúdo de qualidade como esse.

61 Comentários
  1. 10/03/2016
  2. 09/05/2016
    • 09/05/2016
      • 11/05/2016
  3. 23/04/2017
  4. 05/06/2017
    • 06/06/2017
  5. 24/06/2017
    • 28/06/2017
  6. 12/09/2017
    • 13/09/2017
  7. 19/09/2017
    • 20/09/2017
  8. 19/10/2017
    • 23/10/2017
  9. 20/10/2017
    • 23/10/2017
  10. 28/10/2017
  11. 26/04/2018
    • 27/04/2018
  12. 06/05/2018
  13. 24/05/2018
    • 24/05/2018
  14. 28/07/2018
  15. 15/08/2018
  16. 30/08/2018
    • 04/09/2018
  17. 04/09/2018
    • 04/09/2018
  18. 14/12/2018
  19. 21/01/2019
  20. 21/01/2019
  21. 27/02/2019
  22. 30/03/2019
  23. 04/04/2019
  24. 04/08/2019
  25. 14/08/2019
  26. 26/08/2019
  27. 14/10/2019
    • 14/10/2019
  28. 13/11/2019
  29. 13/01/2020
  30. 14/01/2020
  31. 19/03/2020
    • 20/03/2020
  32. 29/04/2020
    • 04/05/2020
  33. 19/05/2020
  34. 19/05/2020
  35. 14/06/2020
  36. 07/09/2020
  37. 25/09/2020
  38. 26/10/2020
  39. 20/12/2020
  40. 16/01/2021
  41. 24/01/2021
  42. 01/02/2021
  43. 20/02/2021
  44. 23/03/2021
  45. 03/04/2021
  46. 07/04/2021

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *